DECEA | Tarifação UTM

Tarifação no BR-UTM do DECEA

O crescimento acelerado das operações com drones no Brasil exige uma governança sólida para garantir segurança, escalabilidade e sustentabilidade no uso do espaço aéreo. O sistema BR-UTM, coordenado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é a base para esse gerenciamento e inclui, entre seus desafios, a definição de políticas de tarifação justas e eficazes.

    Este projeto tem como objetivo estruturar uma proposta de modelo tarifário adaptado à realidade brasileira, com base em benchmarking internacional, análise regulatória e simulações computacionais. Serão avaliadas diferentes variáveis, como tipo de missão, frequência de uso, localização geográfica e fase de maturidade do BR-UTM (agrícola, cidades, metrópoles etc.).

    A iniciativa atuará em duas linhas de pesquisa: uma voltada à análise de modelos internacionais e outra à modelagem de cenários e impactos econômicos e regulatórios.

    Entre os resultados esperados estão: um relatório técnico com recomendações ao DECEA, publicações acadêmicas em tarifação e regulação para o espaço aéreo não tripulado. O projeto reforça o papel do ITA na aplicação de ciência de dados para políticas públicas e inovação regulatória no setor aeroespacial.

    Elton F. Sbruzzi, Vitor V. Curtis