O artigo “Inteligência Autônoma e Coletiva para Enxame de UAVs em Cenário de Busca de Alvos” foi aceito no IEEE LARS/SBR 2021 (Simpósio Latino-Americano de Robótica/Simpósio Brasileiro de Robótica).
O artigo aborda a aplicação de um enxame de drones com inteligência autônoma em um cenário de busca por alvos desconhecidos. O enxame de UAVs aplica técnicas de IA para obter inteligência autônoma e distribuída para busca cooperativa. Os resultados mostraram uma melhora na eficiência do enxame ao aplicar heurísticas de tomada de decisão distribuída.
O artigo foi um dos resultados obtidos por alunos da disciplina Simulação de Drones e Aplicações (SC-249) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.